domingo, 25 de novembro de 2012

Lupi e Manoel Dias prestigiam 1º Congresso Nacional do Mapi

A abertura com 1º Congresso Nacional do Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do PDT (Mapi) nesta sexta-feira (23/11) no auditório da sede nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, foi prestigiada não só pela presença de dezenas de militantes do Mapi procedentes de todo o país como também pela participação na mesa diretora dos trabalhos do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do Secretário-Geral do partido, Manoel Dias, além da presidente nacional do Mapi, Maria José Latgé.
A solenidade contou ainda com a presença e as falas do filho do presidente João Goulart, João Vicente Goulart, do Mapi-DF, do jornalista e escritor José Augusto Ribeiro; do fundador do PDT Trajano Ribeiro; do ex-líder do Governo Goulart no Congresso Nacional, Ney Ortiz Borges; do presidente do Mapi-BA, Alderico Alves Sena; da líder do Mapi-RS, Dejanira Chagas Bernardo; do presidente do Mapi-MA, ex-deputado Julião Amin; e do sindicalista José Aldomiro Souza, de Santa Catarina,
Ao saudar os convencionais presentes, Lupi destacou em sua fala que “vocês estão na melhor idade porque estão mais experientes, mais calejados, mais machucados pela vida. Portanto mais preparados e, por isto, o que fazem aqui é altamente louvável”.
Lupi acrescentou:
-- Quero ressaltar o trabalho que cada companheiro desenvolve neste movimento, que chamo de organização da esperança porque nada mais pode gerar esperança para um país do que aqueles que, durante toda a vida, lutaram juntos. Vocês são o Brasil e se hoje o Brasil é esta nação pujante ele deve a cada um de vocês – aposentados, pensionistas e idosos – que são os lutadores anônimos e injustiçados da sociedade brasileira.
Recém-chegado de uma viagem à China, na companhia de outros dirigentes do PDT – único partido a participar oficialmente do recém-realizado Congresso Nacional do PC chinês que elegeu o novo presidente daquela nação – Lupi fez uma comparação entre os idosos de lá, e os do Brasil: “Na China, os idosos e aposentados são considerados sábios, a principal referência no avanço da sociedade. Os idosos, lá, não são esquecidos – pelo contrário, são reverenciados, são ouvidos, são os grandes palestrantes, os principais parlamentares, as grandes referências”.
Manoel Dias também saudou aos presentes e a todos os convencionais, desejando a todos sucesso na empreitada. Já Maria José Latgé, a presidente do Mapi, em seu discurso de abertura, falou da importância do MAPI estar realizando o seu primeiro congresso nacional, saudou aos convencionais presentes, falou da importância da luta em defesa dos aposentados contra os baixos salários percebidos, da luta contra o fator previdenciário e da importância do PDT estar na linha de frente da defesa dos aposentados e idosos brasileiros.
Depois da sessão de abertura, houve um almoço de confraternização da sede da Fundação e, à tarde, na reabertura dos trabalhos, foram apresentadas propostas sobre os temas saúde do idoso, previdência, políticas públicas para o setor, direito ao trabalho do idoso e questões partidárias.
Também houve a votação da nova Executiva Nacional do Mapi, em convenção, em chapa única, que ficou assim constituída: Presidente – Maria José Latgé Kwamme (RJ); Vice-Presidente – Alderico Alves Sena (BA); Secretária Geral – Olga Amélia Soares Telles (RJ); Secretária-Adjunta – Dejanira Chagas Bernardo (RS); Tesoureiro – Luís da Silva Oliveira (Niterói); Tesoureiro-Adjunto – Vicente Ripoll Machado (DF); Secretária Jurídica – Mara Hoffans; Secretária-Adjunta – Anádia Maria Fonseca (BA); Comunicação – Sergio Caldieri, Adjunto - Leite Filho (DF); e Vogal – Ivaldo Paixão.
Ainda à tarde, além da nova Executiva, foram eleitos os integrantes do Conselho de Ética; Conselho Fiscal, Conselho Cultural e Conselho Político do Mapi Nacional, além dos respectivos suplentes.
O 1º Congresso Nacional do Mapi prossegue neste sábado, dia 24/11, até às 14 horas, quando deverá se realizar a plenária final do encontro para discussão dos cinco temas e das propostas além da elaboração da carta final do encontro.

Assista ao discurso de Ney Ortiz Borges no Congresso do Mapi

domingo, 11 de novembro de 2012


segunda-feira, 25 de junho de 2012


TODOS OS JORNAIS ONLINE DO MUNDO INTEIRO AO ALCANCE DO SEU MOUSE, SEMPRE ATUALIZADOS AUTOMATICAMENTE, POR VOCÊ MESMO, PARA O DIA EM QUE CLICAR NO LINK ABAIXO



O Internauta poderá acessar as últimas Postagens dos jornais de qualquer pais do Mundo e ler as NOTICIAS DO DIA, para o que é suficiente clicar no seguinte LINK:


http://www.netpapers.com/home.cfm



Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS edo PAINEL DO PAIM, encontrará, á direita da página, os LINKS da Agência de Notícias GOOGLE NEWS(http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS(http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso permitirá ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

sexta-feira, 22 de junho de 2012


PDT faz homenagem para Leonel Brizola no Rio Grande do Sul

O líder da bancada do PDT gaúcho, deputado Gerson Burmann, convidou os deputados pedetistas e demais representantes partidários na Assembleia Legislativa, para a missa que será realizada nesta quinta-feira (21), às 18h30, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, em memória do ex-governador Leonel Brizola. O líder trabalhista faleceu em 21 de junho de 2004, no Rio de Janeiro.

A cerimônia religiosa foi encomendada pelos presidentes nacional do PDT, Carlos Lupi, estadual, Romildo Bolzan Júnior, e do Diretório Metropolitano, deputado Vieira da Cunha.

Filiados, simpatizantes e trabalhistas históricos estão convidados para a missa.

Em São Borja, a deputada Juliana Brizola, ao lado do irmão, ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, presta homenagens junto ao túmulo de Leonel Brizola, no Cemitério Jardim da Paz, pela manhã.

terça-feira, 19 de junho de 2012


Dicionário de Português (Aurélio) no Painel do Paim

CLIQUE NO SEGUINTE LINK, PARA ACESSAR O DICIONÁRIO AURÉLIO ONLINE:

http://www.dicionariodoaurelio.com/

domingo, 17 de junho de 2012




 MSN (
NOTÍCIAS) ACESSÁVEL ATRAVÉS DO PAINEL DO PAIM


Clique no seguinte LINK para conferir:


Ignore a data desta postagem e ATUALIZE AUTOMATICAMENTE as NOTÍCIAS DO MSN para o DIA DE HOJE, ao clicar no LINK supra, a seguir repetido:a data desta postagem e ATAMENTE as Manchetes para o DIA DE HOJE, ao clicar no segunte
Principais Manchetes no Brasil de Hoje Principais Manchetes no Brasil de Hoje Mundo
 Sempre que o leitor acessar um dos Blogs do PAINEL DO PAIM, à direita da página, encontrará os LINKs da Agencia de Notícias GOOGLE NEWS (http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/), cujos cliques lhe possibilitarão ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

sábado, 16 de junho de 2012


Escolha e leia um ou mais dentre os 599 (ou 600?) Blogs do PaineL do PaiM (o maior aglomerado de Blogs do Planeta), uma parceria GOOGLE/EDSON PAIM


Para tanto, basta clicar no nome do Blog, constante da relação apresentada a seguir, acessável através do seguinte Link:

http://www.blogger.com/profile/04886160289569279765


Além de constar desta postagem, o LINK supra se encontra inscrito permanentemente neste BLOG.

Sempre que o leitor acessar este BLOG, encontrará, à direita desta página, o LINK que o conduzirá á Relação de todos os Blogs do Painel do Paim, o qual se encontra logo abaixo dos LINKs do Google News (http://news.google.com/) e do site de Edson Paim Notícias (http://www.edsonpaim.com.br/)

quinta-feira, 14 de junho de 2012


ATRAVÉS DESTA PÁGINA, VOCÊ PODERÁ ACESSAR E LER DIVERSOS BLOGS DO PAINEL DO PAIM, INCLUSIVE SUAS POSTAGENS ANTERIORES


Gráfico de page views 937 pageviews - 104 postagens, última publicação em 22/04/2012
Gráfico de page views 728 pageviews - 252 postagens, última publicação em 22/04/2012
Gráfico de page views 597 pageviews - 59 postagens, última publicação em 22/04/2012
Gráfico de page views 771 pageviews - 77 postagens, última publicação em 22/04

terça-feira, 5 de junho de 2012


Mecanismos cibernéticos da fisiologia humana


No organismo humano, como nos demais seres vivos, os processos fisiológicos são controlados por mecanismos cibernéticos. 

Na definição de Rosalda Paim, cibernética é "a ciencia que trata da circulação de informações e dos mecanismos de comando, regulação e controle, no ser vivo, na máquina e na sociedade". 

No que tange ao organismo humano, destacamos o seguinte trecho do seu livro "Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagem", segunda edição: 

 "Informações e Mecanismos Cibernéticos (Integração, Regulação e Controle): 

A maior parte dos sistemas de integração, regulação e controle do organismo funciona por mecanismos cibernéticos, os quais operam através de dispositivos de retroalimentação ou “feedback” negativo, isto é, efetuando reajustes mediante a entrada de novas informações no processo (“ïnput”), em função dos erros de saída (“output”), isto é, realizando a “correção por meio do próprio erro”. Para esta finalidade, o organismo possui inúmeros de dispositivos cibernéticos (de regulação por retroalimentação ou “feedback”)".

Entre os inúmeros  exemplos apresentados, destacamos o seguinte:

"Regulação e Controle da Glicemia por Mecanismo Cibernético  Hormonal - Respostas a Informações Mediadas por Concentrações de Substâncias: 
Por ocasião de sua ingestão, a glicose representa, ainda na cavidade bucal, uma carga de informação ou estímulo de natureza gustativa. Uma ingestão excessiva de glicídios ou mesmo de outros alimentos, provoca um aumento da glicemia. Esta elevação da concentração de glicose no sangue (hiperglicemia pós-prandial) e o próprio nível glicêmico corresponderá a codificação de uma mensagem, cujo canal de transmissão é o sangue, enquanto células pancreáticas, funcionando comoreceptores específicos, situados no pâncreas (células alfadas ilhotas de Langherans), captam e interpretam (decodificam) a mensagem, cuja resposta é a inibição da síntese e da secreção do seu hormônio - o glucagon.   
Concomitantemente, esta  mesma informação é também captada e decodificada por receptores, também específicos, localizados nas células beta das mesmas ilhotas de Langherans, cuja estimulação ensejará uma resposta, a qual será uma maior produção de outro hormônio, a insulina, que atuará nas membranas das células de todo o corpo, aumentando sua permeabilidade e, assim, favorecendo a absorção de glicose e o conseqüente incremento  de seu consumo como fonte de energia, decorrente do aumento do metabolismo celular, resultando na diminuição da glicemia. 
Ao mesmo tempo, na vigência de um teor de glicose acima dos limites normais (hiperglicemia), acrescido da elevação do nível de insulina (insulinemia) e da diminuição do nível de glucagon no sangue, estes fatores correspondem a uma carga de informações ao fígado que, em resposta, seqüestra a glicose do sangue e, mediante um processo de síntese (anabolismo), denominado glicogênese, a converte em glicogênio, um polímero da glicose, desta forma reduzindo a glicemia, até restabelecer o nível homeostático  (normoglicemia). 
O glicogênio e armazenado no próprio fígado, constituindo uma reserva, transformável em energia, de acordo com a necessidade. Por outro lado, o metabolismo basal, acrescido das atividades laborativas e da ausência prolongada da ingestão de alimentos, produz hipoglicemia.
Quando a concentração de glicose diminui a níveis abaixo do normal (hipoglicemia), esta situação, além de acionar o mecanismo da fome, funcionará, também como mensagem, para as células beta, cuja resposta  a este estímulo é a inibição da produção de insulina para “economizar” o consumo de glicose e buscar manter níveis homeostáticos da glicemia, ao mesmo tempo em que constitui mensagem para as células alfa, cuja resposta é o aumento da elaboração de glucagon. 
A insulina funciona como um mecanismo de gangorra em relação ao glucagon: quando um aumenta o outro diminuie vice-versa. 
Os níveis aumentados de glucagon veiculam mensagemque provoca como resposta, uma atividade analítica (catábolica) do fígado (sob a ação do glucagon), isto é, a “quebra” das moléculas de glicogênio hepático, isto é, o desdobramento (despolimerização) ou conversão do glicogênio em moléculas livres de glicose (glicogenólise), também, com a finalidade de manter níveis adequados de glicemia para atender às necessidades do organismo, as quais são conduzidas pelo sangue (transporte), até à intimidade celular (aporte celular), onde sob a ação do oxigênio e de enzimas específicas, é queimado (oxidado), constituindo o fenômeno de respiração celular(catabolismo), produzindo energia e, tendo como subprodutos, água e dióxido de carbono (CO2). 
Estes efeitos homeostáticos são resultantes de umsistema informacional do organismo (trocas de informações), mediado por matéria (concentração de substâncias) que aciona um mecanismo cibernético de retroação (“feedback” negativo), cujos estímulos aos órgãos receptores são mediados por concentrações de substâncias, provocando uma resposta, expressa por “trocas de matéria”, como exemplificado acima (caso do pâncreas), ou mesmo, por “trocas de matéria e energia”.



Rosalda Paim apresenta, no mesmo livro, variados exemplos, como este, de funcionamento cibernético do organismo humano, instaurando a "fisiologia cibernética" (mesmo porque a cibernética, na verdade, nasceu da fisiologia) e introduziu o mecanismo de "feedback" e, portanto, a cibernética na enfermagem, criando a "enfermagem cibernética", ao designar a sua teoria como "Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagem", entre cujos Princípios, inclui o:

"Princípio da Enfermagem Cibernética

                  Em um universo em continuo e permanente processo de transformações, a ciência de Enfermagem, o sistema de Enfermagem e o Processo Assistencial de Enfermagem devem adotar e acionar o dispositivo Cibernético de "retroação" (feedback) para se reajustar ou readaptar constantemente aos avanços científicos, tecnológicos e sociais de cada época, para atender às necessidades  de  cada paciente (família, comunidade, sociedade),  em cada instante considerado.

     Corolário:
    
     - O dispositivo Cibernético de "retroação" ou “feedback” deve ser usado permanentemente em relação à Assistência de Enfermagem, à Educação em Enfermagem, à Administração de Enfermagem ou à Pesquisa de Enfermagem, às Associações de Enfermagem ou a outra qualquer atividade da profissão, ao perfil, às funções e atribuições do Enfermeiro, do Técnico ou do Auxiliar de Enfermagem.

      - O modelo de processo de enfermagem, apresentado no mesmo livro, adota tal mecanismo deretroação (feedback), com a finalidade de introduzir reajustes ante processo, in-processo e pós-processo, em razão das diferenças entre o esperado resultado do desempenho e aquele realmente atingido, ou seja, em função da análise dos objetivos e da qualidade do produto final do sistema.
     A qualidade do produto final do sistema de enfermagem - a assistência de enfermagem - deve atender,  simultaneamente, às expectativas do consumidor desse serviço (clientela), de sua família do sistema de enfermagem, do  sistema de saúde, da comunidade,  do sistema social e do próprio enfermeiro.
      O modelo de sistema de enfermagem, aqui proposto, tem como paradigma os sistemas auto-organizadores e auto-reguladores (sistemas cibernéticos), como os organismos vivos e os ecossistemas naturais, interagindo entre si e processando o intercâmbio de matéria, energia e informações.
      Um sistema de enfermagem, quando dotado de um processo  cibernético tem semelhança interna geral com uma criatura viva, completada pelos seus reflexos (estímulos e respostas que surgem nele), tais como ocorre em seu subsistema de controle de produção, cujo processo administrativo, tem como cérebro, o próprio enfermeiro.
      Na Enfermagem Cibernética, o processo de enfermagem (dinâmica do sistema), coerente com o modelo de sistema de enfermagem proposto, o "Modelo Cibernético de Processo de Enfermagem", cujo "cérebro" (mecanismo sensor, de interação, de respostas e reajustes) é constituído pelo próprio enfermeiro, "automatizando", cibernetizando, assim, este processo.    
     Um processo assistencial de enfermagem, para ser Cibernético, teleológico, deve conter uma definição clara e precisa dos seus objetivos, além de possuir um sistema de avaliação e um dispositivo de  retroação, capaz de permitir, constantemente, os reajustes necessários, isto é, o controle do sistema.
     A dinâmica e funcionamento (“fisiologia”) do Sistema de Enfermagem, no sentido da consecução do seu "telos", constituem o respectivo processo. 
    Portanto, a dinâmica e interrelações entre os vários procedimentos necessários à prestação de assistência de enfermagem às pessoas (família, comunidade) constituem o processo de enfermagem.
     Qualquer sistema necessita de processadores e responsáveis pela sua higidez e funcionamento.
     Para o processamento dos cuidados de enfermagem, um tipo particular de assistência prestada ao ser humano, exige-se um profissional altamente diferenciado e qualificado - o enfermeiro.

     O enfermeiro é membro integrante da equipe de agentes do aparelho prestador de assistência de saúde ao homem, à família, à comunidade  e à sociedade.
      "ENFERMEIRO" é o profissional capaz de satisfazer os requisitos estabelecidos pelo sistema legal do respectivo país para o uso do título e exercício da profissão, de realizar a consulta (diagnóstico e prescrições de enfermagem), executar (cuidar), coordenar e controlar (mediante avaliação e reajustes) oprocesso de enfermagem e encaminhar o homem (família), para receber assistência de privativas de outros profissionais ou de outras instituições, atuando no sentido de promover ou concorrer para a manutenção ou restauração da homeostasia do "sistema humano", de seus metassistemas (família, comunidade, sociedade) e dos respectivos sistemas ambientais, bem como do própriosistema de enfermagem, do sistema de saúde e dosistema social em que estes se inserem.
   
      A esta altura, precisamos e já podemos definir a enfermagem: 

   ENFERMAGEM é a ciência, a arte e uma prática social que trata do diagnóstico das necessidades de saúde, do planejamento, execução (cuidar), coordenação e controle (avaliação e reajuste) do processo assistencial de enfermagem, atuando sempre e, simultaneamente, sobre o ser humano (família, comunidade, sociedade), abrangendo o ambient, com a finalidade de promover, preservar e  restaurar a saúde.
    
Face ao sistema discursivo da "Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de  Enfermagem", poderíamos traduzir:
ENFERMAGEM é a ciência, a arte e uma prática social que trata do diagnóstico das necessidades de saúde, do planejamento, coordenação, execução (cuidados) e controle (avaliação e reajuste) do processo de enfermagem ao atuar sempre e, simultaneamente, sobre o sistema humano (pessoa sadia ou doente) e seusmetassisstemas (família, comunidade, sociedade) e oentorno, com a finalidade de promover, preservar e restaurar a otimização da homeostasia do processo de intercâmbio de matéria, energia e informações entre osistema eem causa e o seu ecossistema."

(Edson Nogueira Paim escreveu)