quarta-feira, 20 de julho de 2011

Filiação ao PDT

Filie-se ao PDT
IMPORTANTE

Da Filiação Partidária

Art. 3º - Podem filiar-se ao PDT todos os brasileiros, maiores de l6 anos, identificados com os seus princípios e que se proponham a lutar pelos seus objetivos e contribuir para a sua organização, participando das suas atividades, observando os princípios e normas destes Estatutos.

§ 1º - Cidadãos estrangeiros, residentes no Brasil, poderão ingressar ao Partido, atendidas, quanto às filiações, as exigências legais e as normas especiais estabelecidas pela Executiva Nacional, sendo livre o ingresso de cidadãos portugueses, africanos e latino-americanos.
§ 2º - Os índios terão livre filiação ao Partido, podendo votar e ser votados.

Art. 4º - A ficha de inscrição, em três vias, deverá ser apresentada a um Núcleo de Base, Diretório Distrital ou de Bairro, Diretório Municipal ou, ainda, a outros órgãos reconhecidos pelo partido.

§ 1º - A ficha de inscrição deverá ser abonada por filiado ao Partido e o órgão que a receber emitirá recibo e a encaminhará ao Presidente da Comissão Executiva Municipal, para a devida tramitação, ressalvado o disposto no § 7.
§ 2º - Recebido o pedido de filiação, a Comissão Executiva Municipal procederá à sua leitura na primeira reunião, afixando-o em lugar visível na sede do Diretório Municipal e aguardará três (3) dias para possíveis impugnações.
§ 3º - A filiação poderá ser impugnada por qualquer membro do Partido, devendo o seu pedido ser analisado em reunião do órgão que a recebe, garantido ao pretendente o direito de se manifestar em três (3) dias.
§ 4º - Vencido o prazo referido no parágrafo segundo, a Comissão Executiva Municipal decidirá, em até dez (l0) dias, sobre o pedido de inscrição e, se aceito, procederá à filiação, entregando-se ao filiado a terceira via da ficha de inscrição. Em caso de rejeição, sempre motivada, a Executiva Municipal encaminhará recurso "ex-officio" ao Diretório Municipal, que deverá se manifestar no prazo máximo de trinta (30) dias.
§ 5º - Da decisão acerca da filiação caberá recurso ao órgão hierarquicamente superior, considerando-se terminativa a decisão do Diretório Estadual.
§ 6º - Para o pedido de impugnação, serão consideradas as seguintes razões:
I - conduta pessoal;
II - improbidade administrativa praticada pelo impugnado;
III - notória e ostensiva hostilidade à legenda e atitudes incompatíveis
com a convivência com militantes, dirigentes e lideranças partidárias;
IV - incompatibilidade manifesta com a orientação política do Partido;
V - filiações em bloco que objetivem o domínio de pessoas ou grupos nos órgãos partidários;
§ 7º - As Executivas Nacional e Estaduais são competentes para aceitar pedido de filiação. Neste caso, as três vias da ficha de inscrição serão encaminhadas, para efeitos de anotação e arquivamento, à Executiva Estadual correspondente, conforme o caso, que as enviará à Comissão Executiva Municipal que, por sua vez, remeterá uma via ao Núcleo de Base ou Diretório distrital ou de Bairro, ou outro órgão partidário escolhido pelo novo filiado.
§ 8º - Em todos os casos, nas reuniões ordinárias dos Diretórios Municipais, durante o expediente, serão lidos os nomes dos novos filiados.
§ 9º - A filiação de dirigentes partidários, ex-dirigentes, secretários de governo, ex-secretários, parlamentares e ex-parlamentares, prefeitos e ex-prefeitos, grandes empresários, privados ou concessionários de serviço público, governadores ou ex-governadores, Ministros ou ex- Ministros e Presidentes ou ex-Presidentes da República ou personalidades de projeção nacional ou regional, deverá ser homologada pela Executiva Nacional do partido, com informações da Direção Estadual.
§ 10° - As direções municipais remeterão, na mesma data, às direções estaduais e estas à Executiva Nacional cópia das relações de filiados, encaminhadas, na forma da lei, aos cartórios eleitorais, para fins de cadastro.
§ 11° - A filiação só será plena cumpridos os prazos e ritos previstos neste artigo.

Art. 5º - O cancelamento da filiação partidária se dará nos casos de:
I - morte;
II - perda dos direitos políticos;
III - expulsão;
IV - desligamento voluntário, através de comunicação ao Diretório Municipal e ao Juiz Eleitoral, nos termos da lei;
V - evidente desinteresse na militância partidária, reconhecida por decisão do Diretório, Estadual ou Nacional, conforme o caso;
Parágrafo Único - Nos casos previstos nos incisos III e V, o cancelamento se consumará somente se esgotados os prazos ou recursos previstos neste Estatuto, assegurada ampla defesa

Dos Direitos e Deveres

Art. 6º - Todos os filiados têm os mesmos direitos e deveres.

Art. 7º - São direitos do filiado:

I - participar, regularmente, das atividades do PDT;
II - votar e ser votado para todos os órgãos na forma da lei e deste Estatuto;
IV - exercer, em caráter preferencial, funções públicas de livre provimento nos órgãos em que o Partido venha a ter a responsabilidade de administrar e nos gabinetes dos parlamentares filiados ao Partido, atendidos os requisitos de capacitação e pertinência;

Art. 8º - O Partido assegura a seus filiados o exercício da mais ampla democracia interna. Todos têm o direito de expor livremente suas opiniões. As questões decididas obrigam a todos. O PDT reconhece e respeita a pluralidade de idéias, a liberdade de consciência, o livre pensamento e a liberdade de expressão entre seus filiados sempre que em nada contrariem os Estatutos, o Programa e o acatamento às decisões partidárias, preservando a unidade de ação do Partido.

Art. 9º - São deveres do filiado do PDT:

I - participar das atividades do Partido, através do órgão a que pertence;
II - acatar as decisões partidárias e manter a atitude fraterna e respeitosa para com os demais companheiros de partido;
III - defender o Programa, resoluções e acordos emanados dos órgãos partidários;
IV - desempenhar com zelo, probidade, assiduidade e lealdade os cargos para os quais tenha sido eleito ou designado e as funções que lhe tenham sido conferidas;
V - defender a unidade partidária;
VI - promover o programa partidário, visando incorporar novos quadros ao Partido;
VII - participar das lutas e reivindicações dos diversos segmentos sociais;
VIII - difundir por todos os meios as posições e publicações do PDT;
IX - contribuir financeiramente para o Partido;
X - apoiar e promover os candidatos do Partido nos pleitos eleitorais em todos os níveis; Parágrafo único - É imprescindível e constitui dever moral e ideológico dos filiados do PDT participar das atividades e na formulação das posições do Partido bem como dar apoio às suas definições.



 

sábado, 16 de julho de 2011

TSE: PDT é o 5° maior partido do país em número de filiados

O Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 1.022.783 filiados, é o quinto partido político do país em total de filiados - segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (28/11) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No total, 12.140.777 eleitores brasileiros estão filiados a um total de 27 partidos registrados no TSE, todos aptos a disputar cargos eletivos nas eleições de novembro do próximo ano.
O PMDB, com 2.099.200 filiados, é o maior partido do país em total de filiados – único na casa de 2 milhões de filiados. O PRB é o partido que mais cresceu em número de filiados em 2008, passando de 8.023 filiados, em setembro, para 120.992 em novembro. O PMDB aumentou de 2.002.449 filiados em setembro para 2.099.200 em novembro (4,83%). 
Depois do PMDB, aparece sem segundo lugar o Partido Progressista (PP), que contava com 1.237.672 filiados e passou para 1.284.241 em novembro (3,76%). Já o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), está em terceiro lugar, com 1.199.436 filiados (8,11%), e o Partido dos Trabalhadores (PT) em quarto, com 1.158.058 partidários (8,87%).
Entre os partidos que mais cresceram entre setembro e novembro deste ano, além do PRB, estão o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que subiu de 8.763 filiados para 28.340 (223,41%), e o Partido Verde (PV), que tinha 178.897 filiados e chegou a 244.344 (36,58%). O quarto que mais cresceu foi o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), que saltou de 79.993 filiados em setembro para 103.406 em novembro (29,27%). O Partido Trabalhista Nacional (PTN) passou de 70.418 filiados para 90.680 (28,77%).
O Partido da Causa Operária (PCO) foi o único que encolheu, ou seja, passou de 3.234 filiados em setembro para 3.219 em novembro (- 0,46%).
O levantamento do TSE traz a totalização das listas de filiados enviadas pelo partidos após o último dia 5 de outubro, data-limite para que os interessados em disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2008 se filiassem e registrassem domicílio eleitoral nas cidades onde pretendem se candidatar.
Fonte: Gl - 28/11/2007
     
Veja a lista completa dos partidos/n° de filiados

sexta-feira, 15 de julho de 2011


PRIMEIRO SUPLENTE, PEDETISTA ZEZÉ PERRELLA
ASSUME A VAGA DE ITAMAR NO SENADO


Photobucket

            José Perrella de Oliveira Costa (PDT-MG), mais conhecido com Zezé Perrella, assumiu na segunda (11/7) como Senador da República a cadeira de Itamar Franco, falecido no início deste mês.
            No seu discurso de posse, Zezé Perrella destacou as qualidades excepcionais de homem público de Itamar Franco, considerando um tarefa difícil substituir um homem de sua envergadura. “Se conseguir em minha vida pública fazer 10% do que o Itamar conseguiu, acho que posso me considerar um vitorioso."
            Zezé Perrella tinha até então duas passagens pelo Poder Legislativo. Foi deputado federal pelo PFL, de 1999 a 2003, e deputado estadual pelo PDT, de 2006 a 2011. Em 2002, ele concorreu ao Senado por Minas Gerais e obteve a quarta maior votação.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

MARCO ZERO: EM REUNIÃO DO PDT-MG, UNIÃO É APONTADA
COMO TRUNFO PARA CRESCIMENTO NAS ELEIÇÕES 2012

Fotos: Luiz Fernando Caldeira
Photobucket
Fala do Presidente do PDT-MG, Mário Heringer.

O PDT de Minas realizou no sábado (2/7) a 1ª Reunião de Gestão Partidária, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, que contou com as presenças do presidente estadual do partido, Mário Heringer; do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; dos deputados estaduais e federais da legenda. A reunião buscou maior aproximação com as lideranças do interior como estratégia para o crescimento do partido em todo o Estado nas Eleições de 2012, por meio do real comprometimento com as causas pedetistas e a fidelidade partidária. Durante o evento, foi divulgada na internet a morte do senador Itamar Franco, que foi homenageado com um minuto de silêncio.
Na fala de abertura, o presidente do PDT-MG Mário Heringer lembrou o intuito da reunião.“Estamos aqui para dizer que somos um time e que não nos reunimos somente em ano eleitoral. Não queremos que depois nenhum pedetista feche compromisso com outros partidos, alegando que não foi procurado por alguém do próprio partido. Minas tem 853 municípios, é maior do que muitos países. Hoje nós temos 2 deputados federais, 5 deputados estaduais, 2 secretários de Estado e seria impossível conversarem com todas as cidades. Então, esta ocasião serve para que todos possam conhecê-los e que na hora da eleição procurem nossos parlamentares ou até mesmo pela direção estadual.”
Mário Heringer defendeu uma avaliação sobre os casos de infidelidade partidária ocorridos no passado, mas sem retaliações. “Não faremos milagres, mas vamos tentar compor. Estabeleço hoje como o dia de marco zero nas nossas relações. Temos que aplaudir e agradecer tudo que foi feito pelas gestões anteriores, mas queremos de agora em diante fazer maior e transformar o PDT no mais importante partido de Minas Gerais. E não tenham dúvida, de que juntos, podemos sim fazer o PDT crescer e se tornar o maior partido do Estado. O PDT vai ser o que Leonal Brizola queria. Seja um 12.”



O deputado estadual Tenente Lúcio, atualmente no segundo mandato, recordou as dificuldades que teve para eleger-se pela primeira vez quando contou com apoio de apenas dois prefeitos. “É fundamental que os nossos candidatos tenham o apoio de outros pedetistas que já estão no poder. E defendo inclusive que o PDT abra espaço na propaganda na televisão aos nossos pré-candidatos ainda desconhecidos em suas regiões. Vamos trabalhar para crescer, vamos trabalhar para vencer sob o comando do nosso grande presidente Mário Heringer”, defendeu.
Em seu primeiro mandato, o deputado estadual Luiz Carlos Miranda também afirmou que não foi fácil chegar na Assembleia. “Não tive apoio de nenhum prefeito. Contei com a ajuda de 6, 8 vereadores. Sou um operário, que teve votos em 835 municípios de Minas e fui eleito pelo povo. E digo que o PDT não é uma sigla partidária, como muitos pensam. O Brasil tem 4, 5 partidos políticos. O PDT está entre eles. Não há justificativa para ninguém estar no PDT e apoiar candidatos de outros partidos. Vamos por um ponto final nisso e começar do zero, como propôs o presidente Mário Heringer. É um marco zero. Vamos começar de novo, mas proponho como artigo 1º fidelidade partidária. Artigo 2º que se expulse do PDT quem pensa que está em um partido de aluguel”, finalizou.



O deputado estadual Sargento Rodrigues, enfatizou a importância do marco zero proposto pelo presidente estadual do PDT e fez um alerta aos membros do partido. “Não é possível vereadores e prefeitos busquem outros partidos alegando de que não foram procurados pelos parlamentares do PDT. Minas é enorme. Vamos fazer diferente. Vamos trazer os vereadores e prefeitos e apresentá-los aos nossos 5 deputados estaduais, 2 deputados federais e 2 secretários de Estado. Se você é vereador e prefeito do PDT, precisa acompanhar nossos deputados. Se não nos redimirmos desse erro, o partido não cresce em Minas.”
Já o deputado federal Zé Silva contou sua trajetória que começo no pequeno município de Carneirinho, no interior de Minas. Ele relatou que viveu até os 17 anos no meio rural, sendo filho de uma família de agricultores familiares. “Essa é uma das bandeiras que defendo hoje, no Congresso Nacional, a do homem do campo. E sobre os companheiros que me antecederam falaram, quero dizer que concordo. O futuro é agora vamos fazer um PDT diferenciado. Precisamos de um partido forte e isso só conseguiremos juntos”, concluiu.
No encerramento de sua fala, o deputado Zé Silva contou as participantes da 1ª Reunião de Gestão Partidária do PDT a notícia de que o senador Itamar Franco acabara de falecer e pediu um minuto de silêncio. Após a pausa em respeito ao ex-presidente, ex-governador de Minas e Senador da República, o presidente do PDT-MG, Mário Heringer, também se pronunciou. “Quero reverenciar esse homem que marcou a política de Minas. Concordamos e discordamos em alguns pontos de vista com Itamar Franco, mas ele foi um exemplo de honestidade e ética – princípios que sempre nortearam o nosso partido”. No próprio sábado, o PDT de Minas enviou nota à imprensa sobre o falecimento do senador mineiro.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PRESENÇA DO MINISTRO LUPI ENGRANDECEU REUNIÃO PEDETISTA

Foto: Luiz Fernando Caldeira
Photobucket

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, também presidente nacional licenciado do PDT Nacional, iniciou sua fala na 1ª Reunião de Gestão Partidária do PDT-MG destacando o papel de Itamar Franco. “Estamos num momento de consternação com a passagem do Itamar, um nacionalista, um patriota cuja a candidatura para o Senado contou com o nosso irrestrito apoio nas últimas eleições e que inclusive tem como suplente o companheiro Zezé Perrella. É uma grande perda, mas a vida continua. Vamos continuar lutando.”
Depois, Lupi lembrou que o PDT completou 31 anos, no dia 26 de maio, e que é preciso ter capacidade para se reciclar e continuar crescendo. “Essa reunião, aqui em Minas, é de fundamental para o partido em nível nacional. O PDT não cresce no país, se não houver avanço em Minas. Nós, pedetistas, temos honra e orgulho de nossos mitos – Getúlio Vargas, João Goulart, Darcy Ribeiro e Leonel Brizola. Que eles nos sirvam de inspiração nessa fase de novos desafios. 2012 é o ano do 12. É o ano de nos organizarmos para ter o maior número de candidatos. O nosso partido está se entrosando e é a nossa união, que fará um partido forte”, determinou.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

REUNIÃO PDT-MG: PALESTRAS FOCARAM GESTÃO
PARTIDÁRIA E CAMPANHA POLÍTICA

Foto: Luiz Fernando Caldeira
Photobucket
Sirley Soalheiro falou sobre "O papel dos diretórios e comissões provisórias"

Preparar vereadores, prefeitos, presidentes comissões provisórias, presidentes de diretórios municipais e pré-candidatos para os desafios das Eleições Municipais 2012 também foi um dos focos da 1ª Reunião de Gestão Partidária do PDT-MG, realizada no sábado (2/7). Os diversos temas foram abordados por meio de palestras com participação aberta aos participantes que, no final, puderam tirar suas dúvidas e fazer perguntas aos palestrantes.
A jornalista Denise Russo, da equipe de Comunicação do PDT-MG, falou sobre o Plano de Comunicação e Propaganda do partido, pedindo a todos que façam uma reflexão sobre a utilização da Internet. Ela lembrou que seria difícil o PDT Estadual ligar para os todos diretórios e comissões do interior para saber o que está acontecendo em nível municipal em cada cidade.
“Defendemos a criação de uma rede, que vocês criem suas contas no Twitter, Facebook, Youtube a exemplo do PDT Estadual. Que criem seus sites ou blogs. Assim poderemos interagir e saber as notícias em grande número de municípios. E o melhor, a maior parte dessas redes sociais não tem nenhum custo. Também não vale dizer que não sabe. Procure um amigo, seu filho, alguém próximo que entenda um pouco e vamos criar uma rede do PDT. É fácil dizer que não tem verba ou não sabe, mas o pior é não ter iniciativa”, concluiu a jornalista.
Elaine Wermellinger, da Época Comunicação, fez palestra passando Noções de Marketing Político. Em sua fala, a especialista avaliou que é até possível ganhar uma campanha eleitoral sem estrutura profissional, mas sem marketing, não. “Marketing é mais cabeça e menos boné. Com uma leitura competente da cabeça do povo, pesquisa, conversa e feeling é grande a possibilidade de se ter uma campanha vitoriosa.”
Os Aspectos Jurídicos Partidários foram abordados pelo advogado Milton da Costa Val. Em sua exposição, a presidente da AMT/PDT-MG, Sirley Soalheiro, explicou o papel dos diretórios e comissões. “Chega época de eleição e todo mundo quer instalar comissões provisórias. Há municípios que têm diretórios e nunca promoveram uma reunião. O papel dos diretórios e comissões provisórias é reunir, promover ações partidárias e prestar contas sobre o que fizeram para melhorar a vida do cidadão.”
Sirley lembrou que os municípios com até 50 mil eleitores serão autorizados a realizar suas convenções, entre 2 de julho e 31 de agosto, desde que respeitem alguns critérios. “Os municípios precisam cumprir suas obrigações partidárias, ter dois movimentos organizados e a prestação de contas em dia”, explicou. Ela afirmou, ainda, que a data limite para as filiações vai até 7 de outubro, mas o melhor é puxá-la para 30 de setembro para evitar problemas de última hora.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Movimento de Aposentados, Pensionistas e Idosos – MAPI/PDT realiza Convenvão Estadual/RJ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

                Nos termos da legislação e em conformidade com os Estatutos do Partido Democrático Trabalhista – PDT e do Movimento de Aposentados, Pensionistas e Idosos – MAPI, convocamos todos os filiados para Convenção Estadual que será realizada no dia 15/07/2011, com início as 14:00h e término para as 18:00h na sede da Fundação Leonel Brizola / Alberto Pasqualini – FLB-AP – Rua do Teatro, 39 – Praça Tiradentes – Centro- Rio de Janeiro para deliberarmos sobre a seguinte:

 
ORDEM DO DIA:

1.       Eleição da nova Diretoria Executiva;
2.       Eleição do Conselho Fiscal;
3.       Eleição do Conselho de Ética;
4.       Eleição do Conselho Político

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Corpo de Itamar Franco parte hoje para BH

Ex-presidente será velado na capital mineira na manhã desta segunda-feira. Presidente Dilma Rousseff deve comparecer
Corpo de Itamar foi velado em Juiz de Fora neste domingo  / Foto: Foto Repórter Vladimir Platonow/ ABr Corpo de Itamar foi velado em Juiz de Fora neste domingo Foto: Foto Repórter Vladimir Platonow/ ABr O corpo do senador e ex-presidente da República Itamar Franco deixará Juiz de Fora na manhã desta segunda-feira, com destino a Belo Horizonte, onde será recebido com honras fúnebres como ex-governador de Minas Gerais, no Palácio da Liberdade.

Ao final da tarde o corpo de Itamar Franco será cremado em cerimônia reservada à família, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A população da capital mineira também terá acesso ao Palácio da Liberdade para prestar sua homenagem a Itamar Franco.

Durante todo o domingo, o corpo de Itamar foi velado na Câmara Municipal de Juiz de Fora, no interior do Estado. A cerimônia seguiu pela madrugada e deve continuar pela manhã.

Belo Horizonte

A previsão é que o corpo chegue ao Palácio da Liberdade por volta de 10h. Uma nova cerimônia será realizada no local, onde a presidente Dilma Rousseff é esperada. Dilma deve ir à capital acompanhada de pelo menos quatro ministros.

Ao fim da tarde, o corpo do senador e ex-presidente será cremado, conforme pedido feito por ele, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, em cerimônia reservada à família. As cinzas serão depositadas no jazido da família, no Cemitério Municipal de Juiz de Fora.

Bloqueios

O trânsito em Belo Horizonte vai sofrer alterações nesta segunda-feira por causa do velório. Segundo a BHTrans, as mudanças serão feitas por motivos de segurança ao longo do itinerário do cortejo e no entorno da Praça da Liberdade, região Centro-Sul da capital, onde será realizado o velório.

Haverá sinalização no local. A recomendação é de, caso seja possível, evitar passar pelos locais. O fechamento do trânsito das vias do entorno da Praça da Liberdade começa às 7 horas da manhã e será mantido até o término do velório.

Caso seja necessário, o horário de fechamento pode ser antecipado e os desvios podem ser ampliados, informou o órgão.

Morte

Itamar morreu na manhã de ontem, aos 81 anos. O ex-presidente estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e foi vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Ele estava internado desde o dia 21 de maio. Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a doença surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, o que agravou seu caso.

domingo, 3 de julho de 2011

PDT-MG LAMENTA MORTE DO SENADOR ITAMAR FRANCO

          O PDT de Minas, assim como o povo mineiro e brasileiro, sente a perda de um líder que não passou em vão pela política. Ao Brasil, o mineiro ITAMAR FRANCO legou conceitos e critérios de correção moral e ética. Aos brasileiros legou esperança na política e nos políticos. Muito mais do que isso, ITAMAR equilibrou o Brasil com o REAL e estabilizou a economia do país e, por consequência, nossas vidas.
Descanse em paz ITAMAR FRANCO. Seu exemplo é inesquecível, estimulante e inquestionável. O  PDT-MG presta a você e seus familiares a justa e merecida homenagem neste difícil momento de despedida.

Belo Horizonte, 2 de julho de 2011
 Mário Heringer
Presidente Estadual PDT-MG