terça-feira, 7 de junho de 2011

SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DA AMT ENFATIZA
 PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA

A solenidade de abertura do I Seminário Latino-Americano da Ação da Mulher Trabalhista do PDT de Minas – AMT/PDTMG com a temática “Saúde, Democracia, Mulher e Poder”, realizado no sábado (28/5), foi marcada por muitos discursos de apoio à participação da mulher na política como uma das formas de garantir cidadania plena às mulheres, inclusive por meio de um serviço público de saúde que respeite suas particularidades.

O evento reuniu participantes de Minas Gerais, outros Estados e da Internacional Socialista de Mulheres no Plenário Amynthas de Barros, da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em seu discurso, vereador de  BH, Bruno Miranda (PDT/MG), lembrou que a eleição de Dilma Rousseff como Presidenta da República foi um passo importante, mas não gerou efeito cascata nas Eleições 2010. “É fundamental que a mulher se mobilize, que discuta sua participação no poder. E nesse sentido quero parabenizar o trabalho da AMT nesta luta.”
Já o Dr.Domingos Furtado, representante do presidente do PDT/MG Mário Heringer, ressaltou que as mulheres ocupam cada vez mais funções antes exercidas exclusivamente por homens. Ele citou matéria veiculada na imprensa que mostra um canteiro de obras tocada por mulheres e disse que, uma noite antes do seminário, pegou um avião com uma comandante mulher. “No começo tive certo receio, foi a primeira vez que aconteceu. Mas ela se mostrou preparada e tivemos um voo tranquilo. A mulher hoje está em muitas áreas profissionais.Por isso, é fundamental a realização de seminários como esse. A mulher tem garantir uma participação mas ativa na política”, defendeu.
A presidenta da AMT-PDT/MG, Sirley Soalheiro, emendou a fala do Dr.Domingos informado que em Minas Gerais as primeiras mulheres construtoras são da Ação da Mulher Trabalhista de Alfenas.”Elas construíram um bairro lá. Mas muito mais do que isso, elas ajudaram a construir a cidadania da mulher. Isso é muito difícil num país tão machista. Deveríamos ter número ainda maior de companheiras neste seminário. Muitas mulheres não puderam comparecer por falta de transporte e de compromisso dos companheiros que, na última hora, falharam com os carros cedidos para que elas pudessem estar aqui. Nós, da AMT, temos tentando fazer o melhor para que a mulher possa participar e lutar por seus direitos em todos os segmentos principalmente nos espaços de poder para adquirir a sua independência financeira, ter saúde de qualidade por meio da participação política.”
Leia mais...
 
Evento AMT-PDT/MG - 31/05/2011
PALESTRAS DEBATERAM DESDE A SAÚDE ATÉ A
 MAIOR PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA

O I Seminário Latino-Americano, promovido pela Ação da Mulher Trabalhista do PDT de Minas – AMT-PDT/MG, teve como temática “Saúde, Democracia, Mulher e Poder”, retratada por meio de três palestras. Dentre elas, "Construindo a cidadania plena da mulher e a consciência política" apresentada pela presidenta da AMT Nacional e vice-presidente da Internacional Socialista da Mulher para a América Latina da Região Sul, Miguelina Vecchio (foto).  
Leia mais...
 

Nenhum comentário: