terça-feira, 21 de junho de 2011

Leonel Brizola vai ganhar estátua em Porto Alegre

Sete anos depois da sua morte, ex-governador do Rio Grande do Sul será homenageado na capital gaúcha

Daniel Cassol, iG Rio Grande do Sul | 11/04/2011 19:01

Governador do Rio Grande do Sul entre 1959 e 1963, o líder trabalhista Leonel Brizola ganhará uma estátua em Porto Alegre sete anos depois da sua morte. A homenagem faz parte das comemorações dos 50 anos da Legalidade, movimento liderado por Brizola em 1961.

O anúncio foi feito nesta segunda, na prefeitura de Porto Alegre. A estátua terá cerca de dois metros de altura e será esculpida em bronze pelo artista Otto Dumovich. No valor de R$ 100 mil, será doada à prefeitura pela Fundação Caminho da Soberania, ligada ao PDT, partido fundada pelo ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.


Foto: AE
Tancredo Neves, Luci Montoro, Franco Montoro, Brizola e Ruth
Escobar, de mãos dadas, cantam o Hino Nacional no Comício Pró-Diretas,
em 1984

“É uma justa homenagem ao líder da Legalidade, que também lutou pela educação neste país”, afirmou o prefeito José Fortunati, também do PDT. Ele esteve reunido com o deputado federal Vieira da Cunha (PDT) e colocou a prefeitura à disposição para o projeto.

A estátua ficará localizada no largo em frente ao Palácio Piratini, sede do governo estadual.
Foi dali que, em 1961, Leonel Brizola comandou a rede da legalidade, defendendo a posse de João Goulart após a renúncia do então presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto daquele ano.
A campanha completa 50 anos em 2011 e terá uma série de atividades alusivas à data no Rio Grande do
Sul.
Naquele ano, os militares ameaçaram impedir a posse de Goulart e Brizola liderou a resistência. Jango acabou empossado e derrubado, três anos depois, pelos militares. Brizola foi exilado, combateu na clandestinidade e voltou com a anistia.

Nenhum comentário: